quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mianmar

A nova bandeira de Mianmar foi adotada em 21 de outubro de 2010, em substituição da antiga bandeira socialista do país (que também mudou seu hino nacional e seu nome oficial para República da União de Mianmar) apresentados em uma nova Constituição, antes das eleições gerais de novembro de 2010, a bandeira irá simbolizar à transição do país de um regime militar para uma democracia civil eletiva.
Foi proposta em setembro de 2007, inclusa na nova Constituição e aceita em referendo realizado em 2008. Até então não havia sido anunciada data para a introdução da nova bandeira. e os oficiais foram orientados a baixar a antiga bandeira em favor da nova, pouco tempo antes de 3 horas, hora local, em 21 de outubro de 2010. Ordens foram entregues para garantir todas as bandeiras antigas fossem queimadas. A adoção da nova bandeira foi anunciada pela mídia estatal pouco antes da mudança.
O desenho da bandeira possui três listras horizontais, as quais simbolizam:
  • Amarelo: defende a paz;
  • Verde: para a solidariedade e a tranquilidade;
  • Vermelho: simbolizando a coragem e a determinação.
Ficheiro:Flag of Myanmar.svg

A antiga bandeira do país permaneceu entre 3 de janeiro de 1974 e 21 de outubro de 2010.
  • Vermelho: representava a coragem.
  • Branco simbolizava a pureza.
  • Azul: significava a paz e a integridade.
As catorze estrelas representavam as divisões administrativas de Mianmar, a roda dentada e o ramo de a arroz representavam respectivamente os operários e os agricultores birmaneses.

Ficheiro:Flag of Myanmar (1974-2010).svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário