quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hong Kong

A bandeira regional da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China (Chinês tradicional: 中華人民共和國香港特別行政區區旗, Chinês simplificado: 中华人民共和国香港特别行政区区旗) é vermelha com uma Bauhinia blakeana de cinco pétalas, branca e estilizada. A cor vermelha nesta bandeira regional é a mesma daquela na Bandeira da República Popular da China.
A bandeira foi adotada em 16 de Fevereiro de 1990, e recebeu aprovação formal do Comitê Preparatório em 10 de Agosto de 1996. Ela foi oficialmente hasteada em 1 de Julho de 1997, em uma cerimônia histórica que marcou a transferência da soberania de Hong Kong do Reino Unido para a RPC. O uso preciso da bandeira regional é regulado através de leis aprovadas pela 58ª reunião executiva do Conselho de Estado que aconteceu em Pequim.
Ficheiro:Flag of Hong Kong.svgQuando a bandeira é feita, a frente e o verso da bandeira ficam idêntico um ao outro (imagem espelhada). O governo de Hong Kong especificou tamanhos, cores e parâmetros de fabricação para que a bandeira seja feita. Essas regras estão descritas nas subseções abaixo.
O desenho da bandeira carrega significados culturais, políticos e regionais. A cor, por si só é significante: vermelho é sempre a cor festiva para o povo chinês e pode lembrar alguém que o Exército Popular de Libertação já foi chamado de Exército Vermelho Chinês. Portanto, a cor converge um senso de comemoração e nacionalismo. Além disso, o vermelho é idêntico àquele usado na bandeira da RPC, o que implica a forte ligação restabelecida entre a Hong Kong pós-colonial e sua pátria-mãe. A justaposição de vermelho e branco simboliza o princípio político de ‘’um país, dois sistemas’’ aplicado à região, com uma ‘’Bauhinia blakeana’’ estilizada harmonizando essa dicotomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário