domingo, 5 de agosto de 2012

Angola

A bandeira de Angola divide-se horizontalmente numa metade superior vermelha e na outra parte inferior negra. O vermelho simboliza o sangue derramado pelos angolanos durante as lutas pela independência, enquanto que o negro simboliza o continente africano. Cruzados no centro estão uma roda dentada, que simboliza a indústria, e uma catana, que simboliza o campo, encimada por uma estrela cujo conjunto simboliza os trabalhadores.

Ficheiro:Flag of Angola.svg
Em 2003, a comissão constitucional angolana, ficou encarregue de esboçar uma nova constituição para Angola e propor novos símbolos nacionais, acabando por apresentar em 28 de Agosto de 2003 uma proposta para a nova bandeira de Angola.
A bandeira iria, medir 180 cm de comprimento por 120 cm de largura, e estaria dividida em 5 faixas horizontais. As faixas inferior e superior azuis escuras, representam a liberdade, justiça e solidariedade. As duas faixas intermédias, de cor branca, representam a paz a unidade e a harmonia. A faixa central de cor vermelha, representa o sacrifício, tenacidade e heroísmo. No meio da faixa vermelha ficaria um sol amarelo com 15 raios, composto de três círculos irregulares concêntricos. A imagem é inspirada nas pinturas rupestres de Tchitundo-Hulu, na província do Namibe. O sol simboliza a identidade histórica e cultural e a riqueza de Angola.
Ficheiro:Proposed Flag of Angola.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário