terça-feira, 31 de julho de 2012

Camarões

bandeira nacional dos Camarões foi adoptada a 20 de Maio de 1975 após os Camarões se terem tornado um estado unitário. A bandeira anterior (1961-1975) era de um esquema de cores semelhante à actual, mas com duas estrelas amarelas na parte superior da faixa verde, à tralha. As cores, são as cores Pan-Africanas, e o design é adaptado da bandeira da França. A faixa central representa unidade: o vermelho é a cor da unidade, e a estrela amarela ao seu centro é referida como a "estrela da unidade". O amarelo simboliza o sol e também as savanas do norte do país; e o verde, as florestas do sul do país.
Ficheiro:Flag of Cameroon.svg
Bandeira atual 1975 até agora

Ficheiro:Flag of Cameroon (1961).svg
A bandeira anterior (1961-1975)

Chade

A bandeira  do Chade é uma tricolor vertical de (da tralha para o batente) azul, amarelo e vermelho. As cores da bandeira combinam as cores da bandeira da França com algumas cores Pan-Africanas. O azul simboliza o céu, a esperança e a água; o amarelo, o sol e o deserto; e o vermelho, o progresso, a unidade e o sacrifício.
De destacar a semelhança com a bandeira da Roménia e de distinguir a diferença que há, que reside apenas no tom mais escuro da faixa azul da bandeira do Chade.

Ficheiro:Flag of Chad.svg

Nigéria

A bandeira da Nigéria foi concebida em 1959 e hasteada oficialmente pela primeira vez a 1 de Outubro de 1960.

Em 1959, um concurso foi organizado para definir a futura bandeira da Nigéria. Entre 2870 propostas, venceu o desenho de um estudante de Ibadan, Michael Taiwo Akinkunmi.
O verde representa a agricultura; o branco, a paz e a unidade (« Paz e Unidade » foi o primeiro lema da Nigéria).
Ficheiro:Flag of Nigeria.svg

Benim

A bandeira  do Benim foi originalmente adoptada em 1959 e substituída em 1975. A 12 de Agosto de 1990, após a queda do regime marxista, a actual bandeira foi reintroduzida. As cores são as cores tradicionais Pan-Africanas. O verde simboliza a esperança, o amarelo simboliza a riqueza e o vermelho simboliza a coragem.
Ficheiro:Flag of Benin.svg

Togo

A bandeira do Togo foi adotada em 27 de Abril de 1960. Foi desenhada por Ahyi Paul.

As cores da bandeira do Togo tem os seguintes significados:
  • Verde: significa esperança na agricultura
  • Amarelo: a fé no trabalho, a estrela é a pureza
  • Vermelho: a claridade, a fidelidade e o amor.
Ficheiro:Flag of Togo.svg

Gana

A bandeira do Gana é constituida por três listras horizontais vermelha, amarela e verde, e no centro da bandeira uma estrela negra. Foi adotada logo após a independência em 1957, as suas cores representam:
    Ficheiro:Flag of Ghana.svg
  • Vermelho: Representa o sangue derramado nas guerras de independência,
  • Amarelo: Simboliza a riqueza mineral do país,
  • Verde: Representa a riqueza natural e as florestas do país.
A estrela negra simboliza a liberdade da África.

Costa do Marfim

A bandeira da Costa do Marfim é composta por três listas verticais iguais de laranja, branco e verde. Assemelha-se à bandeira da República da Irlanda, mas esta é mais longa e tem as cores invertidas: o verde está à tralha. Também se assemelha à bandeira da Itália, que é verde, branca e vermelha. Este desenho baseou-se no da bandeira de França. A cor laranja representa a terra e a sua fertilidade, o branco representa a paz e o verde representa a esperança.
Ficheiro:Flag of Cote d'Ivoire.svg

Libéria

A Bandeira da Libéria.
A bandeira da Libéria guarda semelhança com a bandeira dos Estados Unidos, para mostrar a origem dos ex-escravos que fundaram o país. A bandeira apresenta faixas brancas e vermelhas e um quadrado azul com uma estrela solitária.
Ficheiro:Flag of Liberia.svg

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Serra Leoa

A bandeira da Serra Leoa foi hasteada oficialmente a 27 de Abril de 1961. A bandeira é uma tricolor de verde, branco e azul. O verde representa a agricultura, as montanhas e os recursos naturais. O azul é o símbolo da esperança de que o porto natural de Freetown venha a contribuir para a paz no mundo. O branco representa a unidade e a justiça.
Ficheiro:Flag of Sierra Leone.svg

Guiné

A bandeira da Guiné foi adotada em 10 de novembro de 1958.
Como as outras bandeiras na região, são usadas as cores pan-africanas ― vermelho, amarelo e verde. Sendo uma antiga colônia francesa, pode não ser coincidência que o design é tricolor vertical, tal como a bandeira da França.
Ficheiro:Flag of Guinea.svg

 

Guiné-Bissau

A bandeira da Guiné-Bissau foi adoptada em 1973, quando lhe foi reconhecida a independência de Portugal. A bandeira dispõe as cores Pan-Africanas características: o dourado, verde, vermelho e também a Estrela Negra de África. O desenho da bandeira foi fortemente influenciado pela bandeir do Gana e as cores detêm o mesmo significado: especificamente, o vermelho simboliza o sangue dos mártires, o verde as florestas, e o dourado a riqueza mineral.
Ficheiro:Flag of Guinea-Bissau.svg

Níger


A bandeira do Níger foi adotada em 23 de novembro de 1959. A bandeira possui três faixas horizontais de mesmo tamanho: laranja na parte de cima, branco ao centro e verde na parte de baixo. No centro da faixa branca existe um círculo de cor laranja.



  • A faixa laranja representa o deserto do saara, que ocupa grandes áres do norte do país.
  • A faixa branca representa o Rio Níger, de acordo com a quinta edição atualizada do livro Complete Flags of the World, da importante editora DK.
  • A faixa verde representa as férteis regiões do sul do Níger.
  • O círculo laranja representa o sol.

  • Ficheiro:Flag of Niger.svg

    quinta-feira, 26 de julho de 2012

    Burkina Faso

    A bandeira do Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a superior vermelha e a inferior verde, com uma estrela amarela de cinco pontas no centro da bandeira. As cores são as cores Pan-Africanas, ainda que também representem a revolução socialista (vermelho) e a fecundidade da terra de Burkina Faso (verde). A estrela representa a guia para a revolução. Foi adoptada a 4 de Agosto de 1984.
    Ficheiro:Flag of Burkina Faso.svg
    Até 4 de Agosto de 1984, o nome deste país era Alto Volta. A bandeira deste país era desde a sua independência da França uma tricolor formada por três listras horizontais, de cima para baixo, preta, branca e vermelha, representado os três maiores rios do país, o Volta Negro, o Volta Branco e o Volta Vermelho.
    Ficheiro:Flag of Upper Volta.svg

    Mali

    A bandeira do Mali é uma tricolor vertical dividida igualmente. A partir da tralha as cores são: verde, ouro e vermelho, ou as cores Pan-Africanas.
    A actual bandeira foi adoptada a 1 de Março de 1961. A bandeira original foi adoptada a 4 de Abril de 1959, quando o Mali se juntou à Federação do Mali. Essa bandeira era a mesma excepto a figura humana estilizada, chamada kanaga, um negro com os braços levantados ao céu, constante na banda central dourada da bandeira. A figura foi posteriormente omitida devido à desaprovação Islâmica em relação a representações da forma humana (a população do Mali é cerca de 90% Muçulmana).

    Ficheiro:Flag of Mali.svg


    A bandeira original foi adoptada a 4 de Abril de 1959
    Ficheiro:Flag of Mali 1959-1961.svg

    Gâmbia

    A bandeira nacional da Gâmbia consiste de de três faixas horizontais, de vermeho, azul e verde; as três faixas estão separadas por duas faixas menores de branco; a proporção entre todas é de seis partes de vermelho e verde, quatro de azul, e duas de branco. O vermelho no topo simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.
    A bandeira foi oficialmente adoptada em 18 de Fevereiro de 1965, dia da independência do país face ao Reino Unido
    Ficheiro:Flag of The Gambia.svg

    Senegal

    A bandeira do Senegal foi adotada em 20 de agosto de 1960, e seu significado é:
    • Verde: é a cor do profeta Maomé (e dos muçulmanos), da esperança para os cristãos, e da fecundidade para os animistas.
    • Amarelo: representa a riqueza fruto do trabalho, é também a cor do espírito e das artes e das letras.
    • Vermelho: é a cor do sangue e da vida, e do sacrifício de toda nação na luta para o seu desenvolvimento.
    Ficheiro:Flag of Senegal.svgA estrela de cinco pontas na cor verde simboliza a abertura para o mundo, a esperança com a independência do país e os cinco pilares do Islã para os muçulmanos:
    1. A aceitação do credo
    2. Orar cinco vezes ao dia
    3. Pagar a zakat, dízimo para ajudar os pobres
    4. Observar o jejum do ramadã
    5. Fazer a peregrinação a Meca

    Cabo Verde

    A bandeira de Cabo Verde é um rectângulo com proporções 2:3, dividido horizontalmente em 5 faixas (duas em azul, duas em branco e uma em vermelho) e dez estrelas amarelas dispostas em círculo. A bandeira foi oficialmente adoptada a 13 de Janeiro de 1992, após a revisão constitucional que criou o sistema multipartidário em Cabo Verde.O rectângulo azul da bandeira simboliza o mar e o céu que envolvem as ilhas. As faixas, o caminho da construção do país, sendo o branco, a paz que se quer (e se tem conseguido, sendo Cabo Verde um dos países mais pacíficos e uma das democracias mais estáveis da África) e o vermelho, o esforço e a luta. Por último, as estrelas representam as dez ilhas que compõem o arquipélago.
    Ficheiro:Flag of Cape Verde.svg

    domingo, 22 de julho de 2012

    Mauritânia


    A bandeira da Mauritânia foi adoptada a 1 de Abril de 1959.
    As cores verde e dourada são consideradas cores pan-africanas. O verde também simboliza o Islão e a esperança de um futuro brilhante para o país e o dourado as areias do deserto do Sahara. O crescente e a estrela são símbolos do Islão, a maior religião do país.

    Sara ocidental

    A bandeira da  Sara ocidental é uma combinação das cores Pan-Árabes e símbolos relacionados ao Islã, assemelhando-se muito à bandeira da Palestina, porém de forma não intencional. Foi adotada em 27 de fevereiro de 1976 e modificada em junho de 1991. O Saara Ocidental, como também é chamado, encontra-se sob administração marroquina, que também desfralda a sua bandeira sobre esse território. E usada en os Territorios Liberados e ocupados, en Intifadas en os fogares das familias autoctonas e de colonos favorables a o cambio democratico e Marrocos
    A bandeira, originalmente usada pela Frente Polisário, tem como cores o preto, vermelho, branco e verde. A bandeira também conta com o maior símbolo do Islã, a estrela e o crescente.


    Ficheiro:Flag of the Sahrawi Arab Democratic Republic.svg

    Egipto

    A bandeira do Egito foi adotada em 4 de outubro de 1984. É composta por 3 faixas horizontais de mesmo tamanho. As faixas são vermelha, branca e preta. A origem dos elementos desta bandeira está no Império Turco-Otomano.
    Significado das cores

    Vermelha:
    Ficheiro:Flag of Egypt.svgSimboliza a história do país.
    Branca:
    O branco representa a Revolução de 1952 que permitiu a deposição do rei Faruk I, e que acabou com a definitiva proclamação da República.
    Preta:
    A cor preta simboliza o final da opressão do colonialismo britânico sobre o povo egípcio. E também a morte dos Faraós Tutankamon e Menés.
    O escudo é um símbolo da paz no Egipto desde a Guerra dos 6 Dias, e também um dos símbolos egípcios mais importantes.
     Símbolo central:
    O símbolo central representa a Águia de Saladino. Não se sabe porque ela é dourada.

    sexta-feira, 20 de julho de 2012

    Líbia

    A bandeira da Líbia consiste num estandarte com as cores vermelha, preta, verde e branca. Foi adaptada pelo grupo opositor que depôs o coronel Muammar al-Gaddafi, em Agosto de 2011.

    Ficheiro:Flag of Libya.svg

    Entre 1977 e 2011, foi considerada a bandeira mais simples do mundo, consistida em apenas um pano verde.
    Ficheiro:Flag of Libya (1977).svg

    Tunísia

    As cores da bandeira da Tunísia que lembram a cor do céu com o sol do deserto ao entardecer, astronomicamente, seus desenhos respeitam um arquétipo representativo de uma imagem do mundo em movimento, um alinhamento planetário que só pode ser visto do espaço sideral, trata-se da imagem da terra e do Sol alinhada com uma estrela em primeiro plano visto por uma pessoa (Deus) estacionada além da esfera ultima esfera.
    Ficheiro:Flag of Tunisia.svg

    Argélia

    A Bandeira  da Argélia é metade branca e metade verde com um crescente e uma estrela vermelha ao centro. A bandeira que foi adotada em 3 de julho de 1962 é semelhante as anteriores usadas pela Frente de Libertação Nacional (FLN). Dizem que foi usada por Abdel Kadir no século XIX. A cor branca simboliza a pureza e verde e o crescente ao Islão. O crescente é vermelho porque representa a liberdade e tornou-se símbolo islâmico e teve a sua origem na bandeira da Turquia.
    Ficheiro:Flag of Algeria.svg

    Ceuta

    Esta bandeira proveio da conquista de Ceuta por Portugal na manhã de 22 de Agosto de 1415 e, segundo Gomes Eanes de Azurara, nessa altura, foi pedido a D. João Vasques de Almada que a ateasse.
    Esta cidade norte-africana só passou para posse espanhola em 1640, tendo sido administrada por portugueses mesmo durante o domínio filipino (1580-1640).
    O desenho da bandeira, gironado de oito peças de negro e prata, exibe a clara ligação à capital portuguesa e à sua bandeira de Lisboa, cidade de onde proveio a armada que conquistou Ceuta.
    Ficheiro:Flag Ceuta.svg

    quinta-feira, 19 de julho de 2012

    Marrocos

    A bandeira do Marrocos é vermelha com uma estrela verde ao centro. Até 1915, a bandeira era toda vermelha, assim como a de muitas bandeiras de países árabes na época. Por sugestão dos colonizadores franceses, com o objetivo de diferenciá-la das demais, o pentagrama foi incluído.
    A estrela, ou pentagrama, chamado de "Selo de Salomão" é um símbolo ancestral de vida, saúde, sabedoria e paz. O verde é usado na estrela porque é a cor do Islamismo.
    Ficheiro:Flag of Morocco.svg

    Passagem da Europa para a África

    Já acabou a os paises da Europa vamos para os países da África. A África tem 53 países
    clique para ampliar

    São Marinho

    A bandeira de São Marinho é uma bicolor horizontal de branco em cima e azul claro em baixo, com o brasão de armas nacional sobreposto ao centro. O brasão é composto por um escudo coroado em que consta três torres em três cumes, e flaqueado por uma grinalda. No fundo do escudo lê-se num listel - LIBERTAS (Liberdade).

    Ficheiro:Flag of San Marino.svg

    Jersey

    A bandeira de Jersey foi adotada pelos Estados de Jersey em 12 de junho de 1979, proclamado pela Rainha em 10 de dezembro de 1980 e primeira vez apresentada oficialmente em 1 de abril de 1981. Ela é branca com uma cruz vermelha diagonal prorrogada para os cantos do pavilhão e no quadrante superior, em cima uma coroa amarela.
    Ficheiro:Flag of Jersey.svg

    Guernsey

    bandeira de Guernsey foi adotada em 1985 e consiste na cruz vermelha de São Jorge com mais uma outra cruz dentro dela. A mudança foi motivada por confusões em eventos desportivos internacionais sobre os concorrentes de Guernsey e Inglaterra. A cruz em ouro representa o Duque da Normandia, que, alega-se, que tinha a tal cruz em sua bandeira na Batalha de Hastings, que lhe foi dada pelo Papa Alexandre II.
    Ficheiro:Flag of Guernsey.svg

    Alderney

    A Bandeira de Alderney foi concedida em 20 de dezembro de 1993. A bandeira é uma Cruz de São Jorge com o brasão de armas de Alderney , um leão sobre um fundo verde com uma borda dourada.
    Ficheiro:Flag of Alderney.svg

    Gibraltar

    Bandeira de Gibraltar é a bandeira oficial do território de Gibraltar.
    A bandeira com o Brasão de armas do território foi concedidada pelos reis Fernando e Isabel de Espanha em 1502 e confirmada como bandeira oficial pelas autoridades britânicas em 1936.
    O castelo e a chave representam a importância estratégica da fortaleza de Gibraltar como chave do mar Mediterrâneo.
    Ficheiro:Flag of Gibraltar.svg

    quarta-feira, 18 de julho de 2012

    Galiza

    A bandeira da galiza moderna nasceu durante o século XIX inspirada na bandeira naval da Corunha.
    Durante este período, milhares de galegos emigravam todos os meses à América para escapar da depressão econômica e política na que se encontrava a Galiza. O principal porto de saída da migração era Corunha.
    A tradição conta que os emigrantes pensaram que a bandeira naval da Corunha que ondeava no porto e nos transatlânticos era de facto a bandeira da Galiza.
    Chegados ao novo continente, os emigrantes galaico-americanos começaram a utilizar a bandeira naval da Corunha como bandeira galega. Anos mais tarde, a bandeira branca e azul travessou o atlântico de volta e foi adotada em Galiza como a bandeira galega moderna.
    A Bandeira Galega só tem duas cores: branco e azul. O fundo é branco, e desde o ângulo superior da esquerda até o ângulo inferior da direita, atravessando o centro, uma faixa de cor azul que deve ter de largo a terceira parte do alto ou largo total da bandeira
    Ficheiro:Bandeira galega civil.svg

    Catalunha

    A bandeira de Catalunha é a mesma dos reis de Aragão, que antigamente era unicamente usada pelo rei, como expressão de sua soberania.
    A bandeira é a seguinte: sobre fundo amarelo, quatro barras horizontais vermelhas, de ponta à ponta, do mesmo tamanho.
    Ficheiro:Flag of Catalonia.svg

    País Basco

    A  bandeira  País Basco (Espanha) desde a aprovação do estatuto de autonomia em 1979. Também é utilizada de forma mais geral ,e às vezes, de forma controvertida— como bandeira basca nos sete territórios tradicionais de Euskal Herria.
    Foi criada en 1894 pelos irmãos Luis e Sabino Arana (o fundador do Partido Nacionalista Basco), e num princípio correspondia, dentro da série de bandeiras que desenharam, à que identificava o território de Vizcaya. Posteriormente passou a representar aos sete territórios bascos e, com a constituição da comunidade autônoma do País Basco ou Euskadi, se adoptou como sua bandeira oficial.
    Ficheiro:Flag of the Basque Country.svg

    Ilhas Feroé

    A bandeira das Ilhas Feroé é uma Cruz Nórdica que segue a tradição iniciada pela Dannebrog. Esta bandeira chama-se Merkið, que significa; "o estandarte" ou "a marca". Assemelha-se com as bandeiras das vizinhas Islândia e Noruega.
    A bandeira foi concebida em 1919 por Jens Oliver Lisberg e outros, enquanto estudavam em Copenhaga. A primeira vez que a Merkið foi hasteada nas Ilhas Feroé, foi a 22 de Junho desse ano em Fámjin por ocasião de um casamento. Em 25 de Abril de 1940, os Britânicos (a ilha estava ocupada pelo Reino Unido na altura) aprovaram a bandeira para uso das embarcações Feroesas. 25 de Abril, ainda hoje é celebrado como Flaggdagur. Com a acta governativa de 23 de Março de 1948, a bandeira foi por fim reconhecida pelo governo Dinamarquês como a bandeira nacional dos Feroeses.

    Ficheiro:Flag of the Faroe Islands.svg

    Ilha de Man

    A bandeira da ilha de Man mostra um tríscele com Três Pernas de emblema, no centro de uma bandeira vermelha.As três pernas estão unidas na coxa e dobradas no joelho. A fim de ter os dedos apontando no sentido horário.
    O tríscele tem as suas raízes Celtias como símbolo do sol que também era utilizada por muitas outras civilizações antigas, incluindo os micênios. A bandeira é semelhante a da Sicília.

    Ficheiro:Flag of the Isle of Man.svg

    Aland

    A bandeira de Åland representa geográfica e politicamente as ilhas Finlandesas de Åland, junto à costa da Suécia. A bandeira, é uma bandeira da Suécia alterada com uma cruz vermelha que simboliza a Finlândia (actualmente as cores Finlandesas são o azul e o branco, mas nos primórdios do nacionalismo Finlandês, o amarelo e o vermelho do brasão de armas da Finlândia eram opção).
    A bandeira é oficial para a província Finlandesa autónoma desde 1954. Foi hasteada pela primeira vez na capital Mariehamn a 3 de Abril de 1954.

    Ficheiro:Flag of Åland.svg

    Antes da autonomia, uma bandeira bicolor horizontal de três bandas azul-amarelo-azul era utilizada.

    Ficheiro:Åland flag 1922.svg

    Chipre

    A Bandeira de Chipre é um dos símbolos oficiais de Chipre. Foi adotada a 16 de Agosto de 1960 após escolha do desenho em um concurso realizado no mesmo ano. Os desenhos propostos não poderiam incluir a cor azul (cor predominante da bandeira da Grécia), nem vermelha (cor predominante da bandeira da Turquia) nem deveriam conter elementos que remetessem aos grupos étino-religiosos da ilha como a cruz cristã, ou a crescente islâmica.
    No centro há um mapa de toda a ilha na cor ouro por cima de dois ramos de oliveira.
    Ficheiro:Flag of Cyprus.svg

    Turquia

    A Bandeira nacional da Turquia é composta por uma lua crescente e uma estrela num fundo vermelho. A lua crescente e a estrela são símbolos referentes à religião islâmica. Sua explicação é encontrada em lendas variadas da própria região
    Ficheiro:Flag of Turkey.svg

    Malta

    A bandeira de Malta é uma bandeira dividida em duas partes iguais por uma linha vertical, com branco à tralha e vermelho ao batente. No quadrante superior esquerdo, na metade branca, está a cruz de Jorge, contornada a vermelho. Esta é uma condecoração britânica (criada durante o reino de Jorge VI) formada por uma cruz de prata com a figura de São Jorge a matar um dragão na sua parte central e rodeada por um listel no qual está o lema em inglês "For Gallantry" ("ao heroísmo", em português), que assinala o motivo pela qual foi entregue. Na cruz figuram também as iniciais "G-IV", do monarca que fundou e deu nome a esta condecoração.
    A Cruz de Jorge, que até ao momento apenas tinha sido entregue de forma individual, e nunca colectivamente, foi entregue de forma especial aos habitantes e defensores da ilha, pelo seu comportamento heróico durante a II Guerra Mundial e ficou incorporada tanto na bandeira como no escudo maltês.
    As cores da bandeira (branco e vermelho) são as das armas de Malta desde da idade Média. Conta-se que este terá sido entregue por Roger I da Sicília no ano de 1091.
    Ficheiro:Flag of Malta.svg

    Bulgária

    A bandeira da Bulgária consiste de três listas horizontais iguais de cores branca (no topo), verde e vermelha As cores branca e vermelha têm origem na bandeira da Rússia que foi usada durante a guerra russo-turca em 1878. O verde substituiu o azul da bandeira russa porque a Bulgária se desenvolveu como país agrícola após a sua independência. O brasão de armas anterior, que estava colocado no lado da tralha da lista branca, foi removido depois de 1989 — continha um leão rampante no interior de uma grinalda de espigas de trigo, por baixo de uma estrela de cinco pontas e por cima de um listel que continha as datas 681 (estabelecimento do primeiro estado búlgaro) e 1944 (libertação do controlo nazi).
    Ficheiro:Flag of Bulgaria.svg


    E um exemplo da bandaira do brasão de armas de 1967-1971:

    Ficheiro:Flag of Bulgaria (1967).png









    

    quinta-feira, 12 de julho de 2012

    Moldávia

    A bandeira da Moldávia é uma tricolor de azul (significa o mar) , o amarelo (significa o trigo e a cevada) e vermelho (significa o sangue derramado nas invasões). No centro, inclui o seu brasão de armas (uma águia que suporta um escudo com a imagem de uma cabeça de boi) para a distinguir da bandeira da Roménia.
    Ficheiro:Flag of Moldova.svg

    Roménia

    A bandeira  da Roménia é uma tricolor de três listas verticais iguais de azul ,amarelo e vermelho. Estas cores se originam dos estandartes e do escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses.
    As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado:
    Azul: Liberdade
    Amarelo: Justiça
    Vermelho: Fraternidade

    A Valáquia  é uma província histórica da Roménia, situada ao norte do rio Danúbio e ao sul dos Cárpatos.
    A bandeira é muito semelhante à bandeira da Moldávia, um vizinho que partilha muita da sua cultura e história com a Roménia. É ainda quase idêntica à bandeira do Chade (esta último com um tom de azul ligeiramente mais escuro),com a qual não tem qualquer relação, bem como com a bandeira de Andorra (com a qual difere em proporções e na presença do brasão nacional ao centro).

    Macedónia

    A bandeira da  Macedónia.  O amarelo e o vermelho são as cores nacionais do estado macedônico, a figura do sol evoca o desejo de liberdade no hino nacional “Denes nad Makedonija”.
    Ficheiro:Flag of Macedonia.svg
    Em 1995 foi substituída a antiga bandeira, adotada em 1991, quando houve a independência do país. Nela figurava o Sol de Vergina (ou estrela argeada), elemento central da região grega de mesmo nome em bandeiras não oficiais, representaçãoes gráficas etc e sua adoção por parte da República de Macedônia como símbolo nacional gerou protestos na Grécia.
    Ficheiro:Flag of the Republic of Macedonia 1992-1995.svg